Estabilidade na Organização Política
Sociedade Tradicional; Hoje foi visto no quadro, vários tópicos sobre sociedade da primeira metade do século e á sociedade atual. Ex; na sociedade dos anos 50 e 60 tinhamos um trabalhador mais conformado que passava anos na mesma empresa, muita disciplina e respeito, tanto no trabalho quanto nos lares, tínhamos uma família tradicional com respeito á tradições. E principalmente nas escolas havia muito respeito e tradição, a relação professor e aluno era restrita, vivíamos uma opressão, e os professores eram facilmente manipulados pelo governo, eram verdadeiras marionetes.
Vimos também o filme Tempos Modernos; mostrando uma época em que tudo era manual ás fábricas eram cheias de funcionários na linha de produção, nas salas de aula meninos em uma sala e meninas em outra, ou seja uma educação bastante autoritária, tratando desse assunto vimos também o filme The Wall- Pink Floyd, no filme aparecem cenas de alunos oprimidos e professores manipulados pelo sistema.
Já nos dias atuais tudo mudou, nas fábricas vemos um verdadeiro exército de robôs, todo o trabalho é feito por máquinas. A globalização nos trouxe estas transformações, tudo é puraa tecnologia, na s famílias atuais, já não se vê quase nenhuma tradição, pelo contrário tudo é muito dividido e individual.
Por outro lado vivemos uma gigantesca exclusão social, pois as exigências são muito maiores, exige-se competências necessárias ao índividuo, pois vivemos em uma sociedade de informação. E apesar das grandes facilidades, vivemos uma diferença grande de classes sociais, assim gerando exclusão e violência latentes.
Pensamento Sistêmico, criatividade, pensamento divergente, capacidade de pensar, múltiplas alternativas. Capacidade de disposição para procurar e aceitar críticas, pensamento crítico, telemática, Quanto ás salas de aula tudo também é muito diferente, houve uma grande evolução tanto na liberdade de ações pessoais e humanas quanto tecnológicas.
Um comentário:
Tarciso, percebo que gosta muito de estudar história e relações sociais, eu também ;-)
Sua reflexão está muito detalhada e crítica, parabéns!!
Postar um comentário