terça-feira, 13 de maio de 2008

O aluno século xx

O aluno 1 metade do século xx

O aluno assim como o professor não podia exercer sua liberdade de expressão, principalmente na fase brava da ditadura militar, além dos meninos em uma sala e meninas em outra, as salas de aula eram totalmente fechadas e só se podia sair em casos muito restritos.

Mais tocando em um ponto importante mais uma vez que foi a fase dos grandes conflitos estudantis, com o governo militar, quantos estudantes e militantes, artistas e pessoas ligadas aos protestos, foram torturadas executadas e até desapareceram, isso foi um lado negro da nossa história e que devemos lembrar pois foi por essas lutas, que hoje temos mais liberdade.


_____________________________________________________________________________________


O aluno no final do século xx

Hoje o aluno conta com uma liberdade de expressão em todos os sentidos, existem muitas escolas particulares, para quem pode pagar, e ainda existem outras boas escolas estaduais que são muito boas, depende do grau de interesse de cada um, além de grandes variedades de meios de pesquisas disponíveis nas redes de informática, hoje temos á facilidade da internet, contatos na rede etc.

No ponto liberdade é bom que realmente isso seja falado, pois os estudantes mortos e desaparecidos, por exemplo, foi descoberto alguns anos atrás um cemitério clandestino em Perus região da grande São Paulo, com grande quantidade de ossos supostamente desses estudantes e outras pessoas torturadas na época, isso tudo , toda essa luta foi uma grande vitória um marco.

Professor século xx

Professor 1 metade do século xx

O professor era como o governo repressor, pois era manipulado pelo sistema, e devido é claro á própria formação tradicional da época.

Não havia uma relação aberta entre professor e aluno, essa relação era sempre distante, também não se podia contar com ferramentas de ensino como nos dias de hoje, tudo era mais arcaico, e num regime de ditadura os debates eram quase que restritos, pois os professores também sofriam as conseqüências se não fossem seguir aquele padrão



____________________________________________________________________

O professor no final do século xx

Hoje com tantas facilidades e novas tecnologias, além de uma democracia, o professor dispõe de ferramentas modernas e mais eficientes, para programar e dar suas aulas.

Tem muito mais liberdade e uma relação mais aberta e clara com seus alunos, hoje existe um diálogo aberto, o aluno pergunta e o professor pode responder, ou seja acabou a lei do silêncio.

Escola século xx

Escola 1 metade do século xx

Nesse período podemos dizer que a educação era totalmente autoritária, meninos em uma sala meninas em outra, tudo acompanhava os parâmetros da época, ensino rígido, também com o regime militar se tornou mais confuso, com novas diretrizes e regras, escolas públicas e particulares mais pouco direcionamento, na verdade o governo militar não tinha nenhum interesse que as pessoas fossem esclarecidas.

Para estes governos a coisa era massificar, para que não houvessem protestos e oposições estudantis.


_____________________________________________________________________________________


Escola final do século xx

Hoje assim como em todos os setores, a escola também mudou e muito, apesar do ensino público estar cada vez pior, existe um certo empenho de certas escolas e de certos professores em mudar essa realidade, na verdade quem tem condição procura uma escola particular é claro.

Pois o ensino público não acompanha tanto em grau número e gênero, além da tecnologia, que nem todos tem acesso.

Por outro lado a escola já não é autoritária, tanto meninos quanto meninas freqüentam as mesmas salas de aula.

Governo

Governo 1 metade do século xx

Começo do século xx era governo agrário exportador á partir de 1930 com á era Vargas passou á ser urbano industrial, alguns presidentes eram eleitos com total apoio de tenentes e fazendeiros, grandes cafeicultores principalmente que dominavam nossa economia.

Tudo era muito autoritário neste período e já haviam torturas, posteriormente entre golpes e torturas, revoluções e renúncias, o pais sofria uma ditadura imposta á partir do golpe de 64, principalmente por interesses internacionais dos EUA. Pois na época vivíamos uma guerra fria entre EUA e União Soviética, e o governo dos Estados Unidos temiam que o Brasil se torna-se socialista.

Nessa época o governo se tornou ainda mais autoritário, na verdade foi um período de torturas e mortes.



____________________________________________________________________

Governo final do século xx

Hoje vivemos uma democracia, ou seja demo povo cracia governo, uma união quase perfeita, não fossem sempre os mesmos problemas e obstáculos de sempre, mais pelo menos temos eleições diretas, nós somos os verdadeiros responsáveis por nossos atos na hora de escolher um governante.

Hoje neste contexto globalizado e Neo liberal o Brasil está mais centrado em relações exteriores, importamos mais e também exportamos muito mais. Existe uma grande evolução em muitos setores produtivos e governamentais, porém certos problemas como o analfabetismo, a mortalidade infantil e a pobreza infelizmente ainda existem e muito.

Produção Industrial

Produção Industrial 1 metade do século

A produção industrial começava a surgir, aos poucos saíamos da agricultura para os setores urbanos industrializados, mais ainda não havia tecnologia. O trabalho era todo manual, e máquinas a vapor principalmente.

O trabalhador não era tão preparado, era mais conformado, pois o mercado era totalmente outro e não fazia exigência claro, como nos dias de hoje.

______________________________________________________________________________________

Produção industrial final do século xx

Neste final de século podemos dizer que as mudanças foram gigantescas e muitas vezes desproporcionais, assim como as novas tecnologias ás grandes industrias dominam o cenário nacional e internacional, o trabalhador de hoje tem que ter muito conhecimento e ser diferenciado, é muito mais exigido e tem que ter mais qualificações é claro novas tecnologias nascem á cada ano, tudo é rápido e eficiente.

Por outro lado, cresceram também as exclusões sociais, e a educação não acompanhou esse rítimo frenético.

Sociedade séc xx

Sociedade 1 metade do séc xx

Nessa época a sociedade vivia de uma maneira mais simples, em resumo família trabalho e religião, não haviam meios de comunicação além do bom e velho rádio.

Viviamos um período pós guerra, tudo era bem mais difícil, apesar de tradição e respeito serem levados á sério, claro que a população era bem menor, e os problemas sociais também.

As grandes plantações de café e agricultura em geral eram os grandes destaques na economia.

_______________________________________________________________________________________

Sociedade final do século xx

Tudo mudou muito neste final de século, tanto em números como em gêneros humanos, é verdade que muita coisa melhorou, muitas facilidades surgiram, com á chegada da tecnologia.

Porém tudo é muito mais rápido e estressantes, ás exigências são outras, á família mudou totalmente já não é mais aquela família tradicional, o progresso trouxe melhorias visíveis, mais também muitos problemas, além da economia ter se modificado, continuamos exportando muito nossos produtos, principalmente alimentos, e outros tantos pois nosso país é rico em borracha, ferro e tantos outros , podemos citar nossa grande industria de aço.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Diário de aula:07/05/2008

Nesta aula , vimos tabela de notas dos grupos, e revimos as postagens e os comentários, feitos pela professora, que por sinal , são muito esclarecedores e nos faz ver nossos erros e acertos, o que precisamos melhorar em matéria de visão de conceitos pessoais e de mundo, além de serem muito positivos quando fazemos ou escrevemos algo que realmente acreditamos ser correto.

Reflexão pessoal sobre nossa época e a relação ser humano e educação:

Creio que a forma certa de se fazer a diferença, esta na potencialização de nossos atos, a sensatez para que se possa acompanhar o progresso e suas visíveis mudanças. A tecnologia e a lógica humana podem caminhar juntas, para que se possa aplicar uma educação contundente e verdadeira.

Passado presente e futuro, como podemos ver o mundo, precisamos sim viver mais a cada instante e sempre fazer o melhor, as vezes sinto que a grande maioria das pessoas, estão frias estagnadas presas por valores e regras que são sempre as mesmas, parece que não tem vontade própria, o valor das pessoas muitas vezes é medido por ter e não por ser, isso é um pouco vazio. Quem somos quais são nossos verdadeiros valores, quando vamos olhar para o outro como olhássemos para nós mesmos. Enfim temos que resgatar a vida, ainda há tempo, a educação tem que ser a coisa mais importante para quem educa e para quem aprende, o futuro é a criança e hoje, por que não salva-la.

Diário de aula 30/04/2008

Hoje entre outras coisas , entramos em um site onde pudemos observar e localizar bairros, cidades, várias regiões, e até nossa residência, outros países também, isso é bem diferente confesso que existe muita coisa boa e nova, isso é bom mesmo.

Diário de aula:23/04/2008

Nesta data tivemos no quadro uma idéia geral sobre os vários assuntos ligados á tecnologia aplicada na educação, um apanhado de tudo que foi visto anteriormente, além de uma análise dos grupos do googles e tabela de notas, acessos rápidos e explicações técnicas, acho que estamos tendo um progresso muito grande.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Diário de Aula 12-04-2008


Tema Novas Técnologias e o reencantamento do mundo;

Opiniões diferentes, em uma realidade cada vez mais presente, aconteceram mudanças pertinentes á nossa época, algumas de grande importância para todos, outras nem tão boas para todos; Tudo mudou muito rápido, novas tecnologias, mais consumo que interessa realmente á tantos para outros pode se tornar um vício.

Exemplo na informática, essa facilidade é importante para que se faça trabalhos no dia a dia e nas escolas, e no ambiemte de trabalho, por outro lado existe uma intensa e negativa entrega, horas e horas de uma juventude que passa noites em jogos e bate papo, além dos perigos nem sempre vistos do outro lado deste mundo virtual.

Enfim existe o lado bom e o lado ruim o importaante é crescer e evoluir, tudo isso só depende de como usamos essas ferramentas, e nossa maneira de como interagimos.

Diário de Aula, 09-04-2008

Estabilidade na Organização Política

Sociedade Tradicional; Hoje foi visto no quadro, vários tópicos sobre sociedade da primeira metade do século e á sociedade atual. Ex; na sociedade dos anos 50 e 60 tinhamos um trabalhador mais conformado que passava anos na mesma empresa, muita disciplina e respeito, tanto no trabalho quanto nos lares, tínhamos uma família tradicional com respeito á tradições. E principalmente nas escolas havia muito respeito e tradição, a relação professor e aluno era restrita, vivíamos uma opressão, e os professores eram facilmente manipulados pelo governo, eram verdadeiras marionetes.

Vimos também o filme Tempos Modernos; mostrando uma época em que tudo era manual ás fábricas eram cheias de funcionários na linha de produção, nas salas de aula meninos em uma sala e meninas em outra, ou seja uma educação bastante autoritária, tratando desse assunto vimos também o filme The Wall- Pink Floyd, no filme aparecem cenas de alunos oprimidos e professores manipulados pelo sistema.

Já nos dias atuais tudo mudou, nas fábricas vemos um verdadeiro exército de robôs, todo o trabalho é feito por máquinas. A globalização nos trouxe estas transformações, tudo é puraa tecnologia, na s famílias atuais, já não se vê quase nenhuma tradição, pelo contrário tudo é muito dividido e individual.

Por outro lado vivemos uma gigantesca exclusão social, pois as exigências são muito maiores, exige-se competências necessárias ao índividuo, pois vivemos em uma sociedade de informação. E apesar das grandes facilidades, vivemos uma diferença grande de classes sociais, assim gerando exclusão e violência latentes.

Pensamento Sistêmico, criatividade, pensamento divergente, capacidade de pensar, múltiplas alternativas. Capacidade de disposição para procurar e aceitar críticas, pensamento crítico, telemática, Quanto ás salas de aula tudo também é muito diferente, houve uma grande evolução tanto na liberdade de ações pessoais e humanas quanto tecnológicas.

Diário de Aula; 02-04-2008

Hoje á aula foi um debate sobre o Projeto América Latina e seus grupos, específicamente sobre á organização desses grupos e como serão feitos os respectivos trabalhos.

Um tema muito interessante e com muita qualidade, pois á América do Sul sempre foi um tema político e abrangente, tanto geográficamente quanto históricamente exploração e luta diversidade cultural, etc. Ou seja um tema muito rico para estudar e pesquisar.